- EJACULAÇÃO PREMATURA-

​Tipicamente a Ejaculação Prematura (ou Ejaculação Precoce) ocorre em homens jovens e está presente desde as primeiras experiências sexuais. Com a experiência sexual e a idade, a maioria dos homens aprende a controlar a ejaculação, mas alguns continuam a ejacular precocemente e devem procurar ajuda para esta dificuldade.

A característica essencial da Ejaculação Prematura é o persistente ou recorrente orgasmo e ejaculação com estimulação sexual mínima antes, durante ou logo após a penetração e sem que o indivíduo o deseje.

A maioria dos homens com esta dificuldade sexual consegue retardar o orgasmo durante a auto masturbação por um tempo consideravelmente maior do que durante o coito. Alguns são capazes de atrasar a ejaculação num relacionamento mais prolongado, mas ocorre recorrência de Ejaculação Prematura quando têm um novo parceiro.

Embora alguns homens aprendam a controlar a ejaculação podem sentir algumas dificuldades devido aos seguintes fatores:

- Diminuição da frequência de atividade sexual;

​- Intensa ansiedade de desempenho com um novo parceiro;

- Perda do controle da ejaculação relacionada com a dificuldade de atingir ou manter a ereção;

- Abandono do uso regular de álcool ou outras drogas 


Como noutras Disfunções Sexuais, a Ejaculação Prematura pode criar tensão nos relacionamentos. Alguns homens solteiros hesitam procurar novas relações por medo do embaraço causado por esta perturbação, o que pode contribuir para o isolamento social.

Nota: estas informações foram retiradas parcialmente do DSM-IV TR​

Avenida Elias Garcia, 137, 4º

1050-099 Lisboa

Tel: 969091221

  • Facebook Social Icon
  • Blogger Social Icon