Preliminares … curtos ou longos?


No início das relações amorosas, o tempo dedicado aos jogos eróticos, ocupa grande parte dos encontros afetivos. No entanto, com o prolongar da relação, os casais tendem a investir cada vez menos nesses jogos e, em alguns casos, deixam mesmo de os ter.

Para muitos casais estes jogos são uma espécie de “bibelot” que compram e colocam na sala de estar, bem à vista, nos primeiros tempos, mas que com o passar dos anos, o vão esquecendo, permitind...o que ganhe pó, até decidirem guardá-lo no baú ou deitá-lo fora.

Ao longo da minha prática clínica, tenho verificado como muitos casais consideram que “SEXO = COITO/PENETRAÇÃO” e que tudo o resto é um suplemento, com pouca ou nenhuma importância nos encontros íntimos!

Talvez a culpa não seja destes casais. Talvez a culpa venha do próprio nome que atribuímos a estes jogos... “preliminares”!

Preliminar significa “que antecede o assunto principal”. Esta postura, perante a sexualidade, dá uma visão reducionista, e demasiadamente genitalizada, do encontro íntimo entre duas (ou mais) pessoas.

Quando o casal se foca na penetração como “assunto principal”, dos seus encontros amorosos, torna-os mecânicos, rotineiros e sem emoção!

Por isso mesmo, muitos Sexólogos preferem usar o termo “Petting”, ou “jogos amorosos/eróticos”, ao invés de “preliminares”.

Grande parte do trabalho do Terapeuta Sexual passa por transmitir aos casais a importância do petting (troca de beijos, caricias, jogos sexuais e masturbação, sem a presença de penetração), ao longo do ciclo de resposta sexual (desejo, excitação, planalto e orgasmo), como forma de ultrapassar as dificuldades sexuais, aumentar o conforto emocional e diminuir as inibições.

NO FUNDO, OS CASAIS SEXUALMENTE MAIS FELIZES SÃO AQUELES QUE TIVERAM A CAPACIDADE DE TORNAR A PENETRAÇÃO NUM DOS VÁRIOS JOGOS ERÓTICOS POSSIVEIS E NÃO O INVERSO !

Fernando Mesquita

Publicado originalmente em Love Doctors

#Psicologia #Sexo #Petting

0 visualização

Campo Grande, N. 4, 6º Dt

1700-092 Lisboa

Tel: 969091221

  • Facebook Social Icon
  • Blogger Social Icon