Compulsão Sexual

Compulsão Sexual

Uma compulsão é caracterizada por um impulso incontrolável para realizar um determinado acto,também é conhecido como Adição/Vicio Sexual e ainda como Satiríase e/ou Ninfomania, quando se refere a homens e mulheres, respectivamente.

O que é uma compulsão sexual?


Uma compulsão é caracterizada por um impulso incontrolável para realizar um determinado acto. Por exemplo, o que torna a compulsão alimentar patológica não é o facto de se comer, já que é um acto saudável, mas sim quando se continua a comer mesmo sem se ter apetite. Na compulsão sexual, a pessoa concretiza o acto sexual, mesmo sem vontade, para diminuir a ansiedade sentida. Neste caso, não é o número de relações sexuais que está em jogo, pois a resposta ou "apetite sexual", varia de indivíduo para indivíduo, mas sim o que o leva a ter determinado comportamento. Este termo também é conhecido como Adição/Vicio Sexual e ainda como Satiríase e/ou Ninfomania, quando se refere a homens e mulheres, respectivamente.




Possíveis Causas


- Carência afectiva vinculada a uma baixa auto-estima - são pessoas muito carentes e com a necessidade de sentirem "gostáveis". As relações sexuais são vistas como uma prova de que são aceites e desejados pelas outras pessoas. Mas este sentimento é efémero e faz com que procurem constantemente novas relações. - Presença de uma situação em que a pessoa se sente impotente, como por exemplo, perder o emprego, recorrendo ao sexo como uma espécie de "bengala" para lidar com um cenário causador de angústia e fragilidade. - Educação parental feita sem transmitir limites e/ou com pouco respeito entre os elementos da familia. Nestas situações, estas pessoas, não aprenderam a estabelecer uma fronteira na sua individualidade, enquanto crianças, passando a não saber respeitar o espaço delas e dos outros, quando adultos. Este tipo de desenvolvimento causa alguma insensibilidade e faz com que, estas pessoas, comecem a procurar o afecto que não tiveram por parte dos pais através de emoções cada vez mais fortes. - Presença de adultos com compulsão sexual durante a infância destas pessoas. Neste caso, a excitação terá ficado associada à variedade e quantidade de cenas presenciadas, o que leva a que, quando adultos, comecem a erotizar e a repetir este padrão de comportamento. - Poderá, ainda, ser uma forma de reafirmar um abuso sexual vivido no passado uma vez que, frequentemente, se envolvem em situações de risco e de desprotecção.




A compulsão sexual provoca uma série de alterações na vida do dependente:


- Carência afectiva vinculada a uma baixa auto-estima - são pessoas muito carentes e com a necessidade de sentirem "gostáveis". As relações sexuais são vistas como uma prova de que são aceites e desejados pelas outras pessoas. Mas este sentimento é efémero e faz com que procurem constantemente novas relações. - Presença de uma situação em que a pessoa se sente impotente, como por exemplo, perder o emprego, recorrendo ao sexo como uma espécie de "bengala" para lidar com um cenário causador de angústia e fragilidade. - Educação parental feita sem transmitir limites e/ou com pouco respeito entre os elementos da familia. Nestas situações, estas pessoas, não aprenderam a estabelecer uma fronteira na sua individualidade, enquanto crianças, passando a não saber respeitar o espaço delas e dos outros, quando adultos. Este tipo de desenvolvimento causa alguma insensibilidade e faz com que, estas pessoas, comecem a procurar o afecto que não tiveram por parte dos pais através de emoções cada vez mais fortes. - Presença de adultos com compulsão sexual durante a infância destas pessoas. Neste caso, a excitação terá ficado associada à variedade e quantidade de cenas presenciadas, o que leva a que, quando adultos, comecem a erotizar e a repetir este padrão de comportamento. - Poderá, ainda, ser uma forma de reafirmar um abuso sexual vivido no passado uma vez que, frequentemente, se envolvem e





Beneficios do tratamento

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim.

Beneficio 1
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus .

Beneficio 1
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus.

Beneficio 1

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus.

Beneficio 1
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus.

Beneficio 1
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus 

 

Solicitar Informações

Para mais informações sobre as consultas de sexologia, não hesite em contactar-me.

Agendar Consulta

Agende uma consulta e comece a sua viagem para uma vida mais saudável e harmoniosa.

Subscrever Newsletter

Subscreva para receber noticias minhas

FUNDO BRANCO.png
Home3.jpg
Fernando 3-4.png

Comece já 
a melhorar a sua vida 

Agende uma consulta e consiga o suporte e a ajuda para voltar a uma vida harmoniosa e saudável 

  • Facebook
  • YouTube
  • Blogger

Campo Grande

 N. 4, 6º Dt

1700-092 Lisboa

Descubra

Tel: 969091221

© 2020 Dr. Fernando Mesquita Todos Direitos Reservados 

Web Design  Powered By : WIXPROS