Disfunção Erétil

Disfunção Erétil

A característica essencial da Disfunção Erétil no homem consiste na incapacidade persistente ou recorrente de obter ou manter uma ereção adequada até à conclusão da atividade sexual.

Comorbilidades

A disfunção erétil pode ser comórbida com outros diagnósticos sexuais, tais como ejaculação prematura (precoce) e perturbação do desejo sexual hipoativo masculino, tal como com perturbações de ansiedade e depressivas. A disfunção erétil é comum em homens com sintomas do trato urinário inferior relacionados com hipertrofia prostática. A disfunção erétil pode associar-se a dislipidemia, doença cardiovascular, hipogonadismo, esclerose múltipla, diabetes mellitus e outras doenças que interfiram com as funções vascular, neurológica ou endócrina necessárias para uma função erétil normal.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Critérios de diagnóstico

A. Pelo menos 1 dos seguintes 3 sintomas deve ser experienciado em quase todas ou todas as ocasiões (aproximadamente 75% - 100%) de atividade sexual

  1. Dificuldade marcada em atingir uma ereção durante a atividade sexual;

  2. Dificuldade marcada em manter uma ereção até completar a atividade sexual;

  3. Diminuição marcada da rigidez da ereção.

B. Os sintomas do Critério A. persistiram por um período mínimo de aproximadamente  6 meses


C. Os sintomas do Critério A. causam mal-estar clinicamente significativo ao individuo.


D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por uma perturbação mental não sexual ou como uma consequência de dificuldades relacionais graves ou de outros fatores de stress significativos e não é atribuível aos efeitos de uma substância/medicamento ou outra condição médica.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Tratamento

Na primeira sessão é realizada uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico clínico. Em algumas situações podem ser indicados exames clínicos.


Se a Terapia Sexual for a mais indicada, é apresentado um plano de tratamento com sessões períodicas, com duração de aproximadamente 45 minutos/cada.


Sempre que possível, e caso exista uma relação, é sugerido que o/a parceiro/a compareça na sessão inicial e/ou seguintes. 


Consequências mais comuns

#1
Muitos homens com disfunção erétil podem ter baixa auto-estima, baixa autoconfiança e uma sensação diminuida de masculinidade e experimentar humor deprimido.

#2
Pode ocorrer medo e/ou evitamento de encontros sexuais futuros.

# 3
Pode interferir com a fertilidade causar mal-estar individual e interpessoal.

# 4
É frequente que o parceiro apresente satisfação e desejo sexual diminuidos.

Existem diferentes padrões de disfunção erétil. Alguns homens apresentam incapacidade total em obter qualquer ereção. Outros queixam-se que, embora tenham uma ereção adequada existe perda da tumescência ao tentar a penetração. Outros ainda relatam que chegam a conseguir fazer a penetração mas que esta diminui durante os movimentos sexuais.


Alguns homens apenas conseguem ter ereção durante a auto masturbação ou ao acordar.


A Disfunção Erétil constitui um grave golpe no auto conceito masculino, associa-se a sentimentos de vergonha, frustração, depressão e até ideação suicida.


As dificuldades eréteis estão frequentemente associadas com ansiedade sexual, medo de "falhar", preocupações acerca do desempenho sexual e uma redução da sensação de excitação e prazer sexual. Uma disfunção erétil é capaz de perturbar um relacionamento conjugal ou sexual existente. Pode estar associado com Perturbação de Desejo Sexual Hipoativo e Ejaculação Precoce.


Apesar de ser mais frequente nos homens idosos (80% dos homens com mais de 75 anos apresentam dificuldades de ereção), este problema pode surgir em qualquer idade.

Solicitar Informações

Para mais informações sobre as consultas de sexologia, não hesite em contactar-me.

Agendar Consulta

Identifica-se com esta situação?  Esta condição causa-lhe mal-estar?

Procure ajuda!

Subscrever Newsletter

Subscreva para receber noticias minhas

Erro,por favor tente mais tarde.

Obrigado por subscrever!

FUNDO BRANCO.png
Home3.jpg
Fernando 3-4.png

Comece já 
a melhorar a sua vida 

Agende uma consulta e consiga o suporte e a ajuda para voltar a uma vida harmoniosa e saudável