Ejaculação Retarda

Ejaculação Retarda

A característica essencial da Ejaculação Retardada consiste num atraso persistente ou recorrente ou ausência de ejaculação a seguir a uma fase de excitação normal.

Critérios de diagnóstico

A. Qualquer um dos seguintes sintomas deve ser experienciado em quase todas ou todas as ocasiões (aproximadamente 75%-100%) de atividade sexual com parceiro (em contextos situacionais identificados ou, se generalizada, em todos os contextos), e sem que o atraso seja desejado pelo indivíduo:

  1. Atraso marcado da ejaculação;

  2. Ejaculação marcadamente infrequente ou ausência de ejaculação;

B. Os sintomas do Critério A. persistiram por um período mínimo de aproximadamente 6 meses.


C. Os sintoma do Critério A. causam mal-estar clinicamente significativos ao indivíduo.


D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por uma perturbação mental não sexual ou como uma consequência de dificuldades relacionais graves ou de outros fatores de stress significativos e não é atribuível aos efeitos de uma substância/medicamento ou outra condição médica.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Comorbilidades

Existe alguma evidência que sugere que a ejaculação retardada pode ser mais comum nas formas graves de perturbação depressiva major.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Tratamento

Na primeira sessão é realizada uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico clínico. Em algumas situações podem ser indicados exames clínicos.


Se a Terapia Sexual for a mais indicada, é apresentado um plano de tratamento com sessões períodicas, com duração de aproximadamente 45 minutos/cada.


Sempre que possível, e caso exista uma relação, é sugerido que o/a parceiro/a compareça na sessão inicial e/ou seguintes.

Consequências mais comuns

# 1
Pode contribuir para a dificuldade de conceção.

# 2
A ejaculação retardada está frequentemente associada a mal-estar psicológico em um ou ambos os parceiros.

# 3
Alguns homens podem referir evitamento da atividade sexual devido a um padrão repetitivo de dificuldade em ejacular.

# 4
Alguns parceiros sexuais podem referir que se sentem menos atraentes sexualmente porque o seu parceiro é incapaz de ejacular facilmente.

A característica essencial da Ejaculação Retardada é um atraso marcado ou a incapacidade de atingir a ejaculação. O homem refere dificuldade ou incapacidade para ejacular apesar da presença de estimulação sexual adequada e do desejo de ejacular. 


A definição de "atraso" não tem limites precisos, uma vez que não existe consenso quanto ao que constitui um tempo razoável para atingir o orgasmo ou o que é considerado inaceitavelmente demorado para a maioria dos homesn e dos seus parceiros. 


Na sua forma mais frequente, a dificuldade está presente durante o coito, embora o homem consiga ejacular a partir da estimulação manual ou oral pelo parceiro.


Alguns homens com ejaculação retardada conseguem ejacular, mas apenas depois de uma estimulação muito prolongada e intensa fora do coito. Muitos destes homens referem sentir-se excitados no inicio do encontro sexual, mas afirmam que os movimentos se transformam gradualmente numa rotina, em vez de num prazer.


Alguns homens conseguem ejacular apenas por masturbação.

Solicitar Informações

Para mais informações sobre as consultas de sexologia, não hesite em contactar-me.

Agendar Consulta

Identifica-se com esta situação?  Esta condição causa-lhe mal-estar?

Procure ajuda!

Subscrever Newsletter

Subscreva para receber noticias minhas

Erro,por favor tente mais tarde.

Obrigado por subscrever!

FUNDO BRANCO.png
Home3.jpg
Fernando 3-4.png

Comece já 
a melhorar a sua vida 

Agende uma consulta e consiga o suporte e a ajuda para voltar a uma vida harmoniosa e saudável