Ejaculação Retarda
Ejaculação Retarda
A característica essencial da Ejaculação Retardada consiste num atraso persistente ou recorrente ou ausência de ejaculação a seguir a uma fase de excitação normal.
Critérios de diagnóstico
A. Qualquer um dos seguintes sintomas deve ser experienciado em quase todas ou todas as ocasiões (aproximadamente 75%-100%) de atividade sexual com parceiro (em contextos situacionais identificados ou, se generalizada, em todos os contextos), e sem que o atraso seja desejado pelo indivíduo:
Atraso marcado da ejaculação;
Ejaculação marcadamente infrequente ou ausência de ejaculação;
B. Os sintomas do Critério A. persistiram por um período mínimo de aproximadamente 6 meses.
C. Os sintoma do Critério A. causam mal-estar clinicamente significativos ao indivíduo.
D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por uma perturbação mental não sexual ou como uma consequência de dificuldades relacionais graves ou de outros fatores de stress significativos e não é atribuível aos efeitos de uma substância/medicamento ou outra condição médica.
(Informação retirada de DSM-5, APA)
Comorbilidades
Existe alguma evidência que sugere que a ejaculação retardada pode ser mais comum nas formas graves de perturbação depressiva major.
(Informação retirada de DSM-5, APA)
Tratamento
Na primeira sessão é realizada uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico clínico. Em algumas situações podem ser indicados exames clínicos.
Se a Terapia Sexual for a mais indicada, é apresentado um plano de tratamento com sessões períodicas, com duração de aproximadamente 45 minutos/cada.
Sempre que possível, e caso exista uma relação, é sugerido que o/a parceiro/a compareça na sessão inicial e/ou seguintes.
Consequências mais comuns
# 1
Pode contribuir para a dificuldade de conceção.
# 2
A ejaculação retardada está frequentemente associada a mal-estar psicológico em um ou ambos os parceiros.
# 3
Alguns homens podem referir evitamento da atividade sexual devido a um padrão repetitivo de dificuldade em ejacular.
# 4
Alguns parceiros sexuais podem referir que se sentem menos atraentes sexualmente porque o seu parceiro é incapaz de ejacular facilmente.
A característica essencial da Ejaculação Retardada é um atraso marcado ou a incapacidade de atingir a ejaculação. O homem refere dificuldade ou incapacidade para ejacular apesar da presença de estimulação sexual adequada e do desejo de ejacular.
A definição de "atraso" não tem limites precisos, uma vez que não existe consenso quanto ao que constitui um tempo razoável para atingir o orgasmo ou o que é considerado inaceitavelmente demorado para a maioria dos homesn e dos seus parceiros.
Na sua forma mais frequente, a dificuldade está presente durante o coito, embora o homem consiga ejacular a partir da estimulação manual ou oral pelo parceiro.
Alguns homens com ejaculação retardada conseguem ejacular, mas apenas depois de uma estimulação muito prolongada e intensa fora do coito. Muitos destes homens referem sentir-se excitados no inicio do encontro sexual, mas afirmam que os movimentos se transformam gradualmente numa rotina, em vez de num prazer.
Alguns homens conseguem ejacular apenas por masturbação.




