Terapia Sexual

Terapia Sexual Personalizada

A Terapia Sexual tem provado ser altamente eficaz para o tratamento de diversas perturbações.

A Terapia Sexual é uma intervenção terapêutica que procura ajudar a ultrapassar diversas disfunções ou problemas sexuais e a aumentar a qualidade de vida sexual. As sessões podem ser feitas com o casal (quando há casal) ou individualmente.

É um processo conduzido por um técnico com formação em Medicina ou Psicologia com especialização em Sexologia (Sexólogo/Terapeuta Sexual).

Disfunção Eretil

Tem dificuldade em ter, ou manter, a sua ereção até à conclusão da atividade sexual?

Desejo Sexual Hipoativo

Não se recorda da última vez que desejou fazer amor? Raramente pensa em sexo ou tem vontade sexual?

Perturbação do Orgasmo

Tem dificuldade ou não consegue alcançar o orgasmo, mesmo após um  período de elevada excitação sexual?

Ejaculação Prematura

Ejacula antes, durante, ou logo após a penetração sem que o deseje?

​Não controla a sua ejaculação?

Compulsão Sexual

O sexo ocupa a sua cabeça a maior parte do seu dia?

Não controla os seus impulsos sexuais?

Perturbação de dor

Verifica um espasmo dos músculos perianais que impedem a total ou parcial penetração vaginal?

Ejaculação Retardada

Não consegue ejacular ou tem dificuldade em ejacular em algumas situações sexuais (por exemplo na penetração)?

Perturbação do Interesse

Não se recorda da última vez que desejou fazer amor? Tem dificuldade em ficar sexualmente excitada?

Foto Página Terapia.jpg

Perguntas Frequentes :

Em que situação deverá recorrer a uma consulta de sexologia?


Sempre que existirem dificuldades sexuais, de forma recorrente e persistente, por um período aproximado de 6/7 meses. Sempre que as dificuldades sexuais causam mal-estar pessoal e conjugal.




Quantas consultas são necessárias?


O número de consultas varia muito de acordo com o problema apresentado, com as causas e catacteristicas de personalidade da própria pessoa. Portanto, não é possível dizer um número certo de consultas. Por vezes, basta uma sessão de psicoeducação para se verem resultados. Em outros casos, é necessário um trabalho mais profundo que pode implicar um maior número de cosultas.




Qual o tempo de cada consulta?


Cada sessão tem um tempo aproximado de 45 minutos.




Ouvi falar em "trabalhos para casa", o que é isso?


Uma vez que, na maior parte das Perturbações, a Terapia Sexual implica uma mudança cognitiva e comportamental, por vezes são sugeridos alguns "desafios" para serem feitos em casa de forma individual ou em casal.




É possível ter consultas online?


Sim! A comunicação à distância cria possibilidades cada vez mais próximas daquilo que é o contacto real entre as pessoas. Não obstante, o instrumento central da Intervenção Psicológica é a relação interpessoal, pelo que qualquer alteração à mesma poderá ter implicações no processo de intervenção. É importante, por isso, que o cliente que recorre aos serviços de um psicólogo à distância, nomeadamente com recurso a vídeo-conferência, telefone, ou e-mail, esteja consciente das limitações existentes. Os resultados da Intervenção Psicológica à distância são reconhecidamente positivos, existindo um elevado número de estudos científicos que a legitimam. Contudo, não se pode afirmar que os resultados sejam os mesmo da intervenção face a face. A responsabilidade do psicólogo é exatamente a mesma que na intervenção face a face, colocando-se o mesmo Código Deontológico. Deve ainda existir um endereço físico, bem como, uma forma de identificar o psicólogo, nomeadamente através da sua cédula profissional. A intervenção à distância deve ser realizada apenas em situações que a justifiquem, relacionadas com o problema em causa ou por situações que impossibilitem a intervenção face a face. O cliente está ciente das especiais dificuldades relacionadas com a privacidade. O psicólogo não tem condições de garantir privacidade absoluta neste tipo de comunicação. Fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses