Ejaculação Prematura (Precoce)

Ejaculação Prematura (Precoce)

A característica essencial da Ejaculação Prematura é o persistente ou recorrente orgasmo e ejaculação com estimulação sexual mínima antes, durante ou logo após a penetração e sem que o indivíduo o deseje.

Critérios de diagnóstico

A. Um padrão persistente e recorrente de ejaculação que ocorre durante a atividade sexual com parceiro até aproximadamente 1 minuto após a penetração vaginal e antes que o individuo a deseje.


Nota: Embora o diagnóstico de ejaculação prematura (precoce) possa ser aplicado a individuos envolvidos em atividades sexuais não vaginais, os critérios de duração específicos não foram estabelecidos para estas atividades.


B. Os sintomas do Critério A. devem persistir durante pelo menos 6 meses e ser experienciados em quase todas ou todas (cerca de 75%-100%) as ocasiões de atividade sexual (em contextos situacionais identificados ou, se generalizada, em todos os contextos).


C. Os sintoma do Critério A. causam mal-estar clinicamente significativos ao indivíduo.


D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por uma perturbação mental não sexual ou como uma consequência de dificuldades relacionais graves ou de outros fatores de stress significativos e não é atribuível aos efeitos de uma substância/medicamento ou outra condição médica.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Comorbilidades

A ejaculação prematura (precoce) pode estar associada a problemas de ereção.  Em muitos casos, pode ser dificil determinar qual das dificuldades procedeu a outra. A ejaculação prematura (precoce) ao longo da vida pode estar associada a prostatite, doença tiroideia ou abstinência de drogas (por exemplo, durante a abstinência de opiáceos).


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Tratamento

Na primeira sessão é realizada uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico clínico. Em algumas situações podem ser indicados exames clínicos.


Se a Terapia Sexual for a mais indicada, é apresentado um plano de tratamento com sessões períodicas, com duração de aproximadamente 45 minutos/cada.


Sempre que possível, e caso exista uma relação, é sugerido que o/a parceiro/a compareça na sessão inicial e/ou seguintes.

Consequências mais comuns

# 1
Muitos homens com ejaculação prematura (precoce) podem ter baixa auto-estima, baixa autoconfiança e uma sensação diminuída de masculinidade e experimentar humor deprimido.

# 2
Pode estar associado a um sentimento de perda de controlo

# 3
A ejaculação que ocorre antes da penetração pode estar associada a dificuldades na concepção.

# 4
Pode causar mal-estar no parceiro sexual e diminuição da satisfação sexual do parceiro sexual.

Tipicamente a Ejaculação Prematura (ou Ejaculação Precoce) ocorre em homens jovens e está presente desde as primeiras experiências sexuais. Com a experiência sexual e a idade, a maioria dos homens aprende a controlar a ejaculação, mas alguns continuam a ejacular precocemente e devem procurar ajuda para esta dificuldade.


A característica essencial da Ejaculação Prematura é o persistente ou recorrente orgasmo e ejaculação com estimulação sexual mínima antes, durante ou logo após a penetração e sem que o indivíduo o deseje.


A maioria dos homens com esta dificuldade sexual consegue retardar o orgasmo durante a auto masturbação por um tempo consideravelmente maior do que durante o coito. Alguns são capazes de atrasar a ejaculação num relacionamento mais prolongado, mas ocorre recorrência de Ejaculação Prematura quando têm um novo parceiro.


Embora alguns homens aprendam a controlar a ejaculação podem sentir algumas dificuldades devido aos seguintes fatores:


  1. Diminuição da frequência de atividade sexual;

  2. Intensa ansiedade de desempenho com um novo parceiro;

  3. Perda do controle da ejaculação relacionada com a dificuldade de atingir ou manter a ereção;

  4. Abandono do uso regular de álcool ou outras drogas

Como noutras Disfunções Sexuais, a Ejaculação Prematura pode criar tensão nos relacionamentos. Alguns homens solteiros hesitam procurar novas relações por medo do embaraço causado por esta perturbação, o que pode contribuir para o isolamento social.



Solicitar Informações

Para mais informações sobre as consultas de sexologia, não hesite em contactar-me.

Agendar Consulta

Identifica-se com esta situação?  Esta condição causa-lhe mal-estar?

Procure ajuda!

Subscrever Newsletter

Subscreva para receber noticias minhas

Erro,por favor tente mais tarde.

Obrigado por subscrever!

FUNDO BRANCO.png
Home3.jpg
Fernando 3-4.png

Comece já 
a melhorar a sua vida 

Agende uma consulta e consiga o suporte e a ajuda para voltar a uma vida harmoniosa e saudável