Ejaculação Prematura (Precoce)
Ejaculação Prematura (Precoce)
A característica essencial da Ejaculação Prematura é o persistente ou recorrente orgasmo e ejaculação com estimulação sexual mínima antes, durante ou logo após a penetração e sem que o indivíduo o deseje.
Critérios de diagnóstico
A. Um padrão persistente e recorrente de ejaculação que ocorre durante a atividade sexual com parceiro até aproximadamente 1 minuto após a penetração vaginal e antes que o individuo a deseje.
Nota: Embora o diagnóstico de ejaculação prematura (precoce) possa ser aplicado a individuos envolvidos em atividades sexuais não vaginais, os critérios de duração específicos não foram estabelecidos para estas atividades.
B. Os sintomas do Critério A. devem persistir durante pelo menos 6 meses e ser experienciados em quase todas ou todas (cerca de 75%-100%) as ocasiões de atividade sexual (em contextos situacionais identificados ou, se generalizada, em todos os contextos).
C. Os sintoma do Critério A. causam mal-estar clinicamente significativos ao indivíduo.
D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por uma perturbação mental não sexual ou como uma consequência de dificuldades relacionais graves ou de outros fatores de stress significativos e não é atribuível aos efeitos de uma substância/medicamento ou outra condição médica.
(Informação retirada de DSM-5, APA)
Comorbilidades
A ejaculação prematura (precoce) pode estar associada a problemas de ereção. Em muitos casos, pode ser dificil determinar qual das dificuldades procedeu a outra. A ejaculação prematura (precoce) ao longo da vida pode estar associada a prostatite, doença tiroideia ou abstinência de drogas (por exemplo, durante a abstinência de opiáceos).
(Informação retirada de DSM-5, APA)
Tratamento
Na primeira sessão é realizada uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico clínico. Em algumas situações podem ser indicados exames clínicos.
Se a Terapia Sexual for a mais indicada, é apresentado um plano de tratamento com sessões períodicas, com duração de aproximadamente 45 minutos/cada.
Sempre que possível, e caso exista uma relação, é sugerido que o/a parceiro/a compareça na sessão inicial e/ou seguintes.
Consequências mais comuns
# 1
Muitos homens com ejaculação prematura (precoce) podem ter baixa auto-estima, baixa autoconfiança e uma sensação diminuída de masculinidade e experimentar humor deprimido.
# 2
Pode estar associado a um sentimento de perda de controlo
# 3
A ejaculação que ocorre antes da penetração pode estar associada a dificuldades na concepção.
# 4
Pode causar mal-estar no parceiro sexual e diminuição da satisfação sexual do parceiro sexual.
Tipicamente a Ejaculação Prematura (ou Ejaculação Precoce) ocorre em homens jovens e está presente desde as primeiras experiências sexuais. Com a experiência sexual e a idade, a maioria dos homens aprende a controlar a ejaculação, mas alguns continuam a ejacular precocemente e devem procurar ajuda para esta dificuldade.
A característica essencial da Ejaculação Prematura é o persistente ou recorrente orgasmo e ejaculação com estimulação sexual mínima antes, durante ou logo após a penetração e sem que o indivíduo o deseje.
A maioria dos homens com esta dificuldade sexual consegue retardar o orgasmo durante a auto masturbação por um tempo consideravelmente maior do que durante o coito. Alguns são capazes de atrasar a ejaculação num relacionamento mais prolongado, mas ocorre recorrência de Ejaculação Prematura quando têm um novo parceiro.
Embora alguns homens aprendam a controlar a ejaculação podem sentir algumas dificuldades devido aos seguintes fatores:
Diminuição da frequência de atividade sexual;
Intensa ansiedade de desempenho com um novo parceiro;
Perda do controle da ejaculação relacionada com a dificuldade de atingir ou manter a ereção;
Abandono do uso regular de álcool ou outras drogas
Como noutras Disfunções Sexuais, a Ejaculação Prematura pode criar tensão nos relacionamentos. Alguns homens solteiros hesitam procurar novas relações por medo do embaraço causado por esta perturbação, o que pode contribuir para o isolamento social.
Subscrever Newsletter
Subscreva para receber noticias minhas
Erro,por favor tente mais tarde.
Obrigado por subscrever!