Perturbação de Dor Genitopélvica/Penetração

Perturbação de Dor Genitopélvica/Penetração

A característica essencial da Perturbação de Dor Genitopélvica/Penetração é a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do pavimento pélvico, quando é tentada a penetração vaginal com pénis, dedo, tampão ou espéculo.

Critérios de diagnóstico

A. Dificuldades persistentes ou recorrentes com 1 (ou mais) das seguintes situações: 


  1. Penetração vaginal durante a relação sexual;

  2. Dor vulvovaginal ou pélvica intensa durante a relação sexual ou tentativas de penetração vaginal;

  3. Medo ou ansiedade marcados acerca de dor vulvovaginal ou pélvica em antecipação, durante ou como resultado da penetração vaginal;

  4. Tensão e compressão marcadas dos músculos do pavimento pélvico durante a tentativa de penetração vaginal.


B. Os sintomas do Critério A. persistiram por um período mínimo de aproximadamente  6 meses


C. Os sintomas do Critério A. causam mal-estar clinicamente significativo ao individuo.


D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por uma perturbação mental não sexual ou como uma consequência de dificuldades relacionais graves ou de outros fatores de stress significativos e não é atribuível aos efeitos de uma substância/medicamento ou outra condição médica.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Comorbilidades

As comorbilidades entre a perturbação de dor genitopélvica/penetração e outras dificuldades sexuais parecem comuns.


Também é comum a comorbilidade com dificuldades na relação. Isto não é surpreendente, uma vez que nas culturas ocidentais a incapacidade de ter relações sexuais (sem dor) com o parceiro desejado e o evitamento das oportunidades sexuais pode tanto ser um fator contribuinte como o resultado de outros problemas sexuais ou relacionais.


Uma vez que no diagnóstico de perturbação de dor genitopélvica/penetração estão implicados sintomas do pavimento pélvico, é provável que haja uma maior prevalência de outras perturbações relacionadas com o pavimento pélvico ou órgãos reprodutores (por exemplo, cistitie intersticial, obstipação, infeção vaginal, endometriose, síndrome do cólon irritável).


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Tratamento

Na primeira sessão é realizada uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico clínico. Em algumas situações podem ser indicados exames clínicos ou acompanhamento fisioterapeutico do pavimento pélvico.


Se a Terapia Sexual for a mais indicada, é apresentado um plano de tratamento com sessões períodicas, com duração de aproximadamente 45 minutos/cada.


Sempre que possível, e caso exista uma relação, é sugerido que o/a parceiro/a compareça na sessão inicial e/ou seguintes. 

Consequências mais comuns

# 1
As dificuldades funcionais da perturbação genitopélvica/penetração estão muitas vezes associadas com a interferência na satisfação da relação

2#
Poderá interferir na capacidade de engravidar através de relações sexuais por via de pénis/vagina.

# 3
Está frequentemente associado a mal-estar psicológico em um ou ambos os parceiros.

A característica essencial da Perturbação de Dor Genitopélvica/Penetração é a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos períneais adjacentes ao terço externo da vagina, quando é tentada a penetração vaginal com pénis, dedo, tampão ou espéculo.


Em algumas mulheres até a possibilidade de uma penetração vaginal pode provocar espasmo muscular. A contração pode variar desde ligeira, induzindo algum aperto e desconforto, até grave, impedindo totalmente a penetração.


Esta perturbação é encontrado com maior frequência em mulheres mais jovens, em mulheres com atitudes negativas em relação ao sexo e em mulheres com uma história de abuso ou traumas sexuais.


Nalguns casos, a intensidade da contração pode ser tão intensa ou prolongada que provoca dor.

Solicitar Informações

Para mais informações sobre as consultas de sexologia, não hesite em contactar-me.

Agendar Consulta

Identifica-se com esta situação?  Esta condição causa-lhe mal-estar?

Procure ajuda!

Subscrever Newsletter

Subscreva para receber noticias minhas

Erro,por favor tente mais tarde.

Obrigado por subscrever!

FUNDO BRANCO.png
Home3.jpg
Fernando 3-4.png

Comece já 
a melhorar a sua vida 

Agende uma consulta e consiga o suporte e a ajuda para voltar a uma vida harmoniosa e saudável