Perturbação do Orgasmo Feminino

Perturbação do Orgasmo Feminino

A característica essencial da Perturbação do Orgasmo Feminino consiste num atraso, ou ausência persistente ou recorrente de orgasmo, após uma fase normal de excitação sexual. Esta dificuldade deve provocar acentuado mal estar ou dificuldade interpessoal.

Critérios de diagnóstico

A. Presença de 1 dos seguintes sintomas experienciado em quase todas ou todas (aproximadamente 75%-100%) as ocasiões de atividade sexual (em contextos situacionais identificados ou, se generalizada, em todos os contextos):

  • Atraso marcado, marcada infrequência ou ausência de orgasmo.

  • Redução marcada da intensidade das sensações orgásmicas

B. Os sintomas do Critério A. persistiram por um período mínimo de aproximadamente 6 meses.


C. Os sintoma do Critério A. causam mal-estar clinicamente significativos ao indivíduo.


D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por uma perturbação mental não sexual ou como uma consequência de dificuldades relacionais graves ou de outros fatores de stress significativos e não é atribuível aos efeitos de uma substância/medicamento ou outra condição médica.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Comorbilidades

Mulheres com pertubação do orgasmo podem ter dificuldades concomitantes no interesse/excitação sexual. Mulheres com o diagnóstico de outras perturbações mentais não sexuais, tais como perturbação depressiva major, podem experienciar diminuição do interesse/excitação sexual e isto pode indiretamente aumentar a probabilidade de ter dificuldades orgásmicas.


(Informação retirada de DSM-5, APA)

Tratamento

Na primeira sessão é realizada uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico clínico. Em algumas situações podem ser indicados exames clínicos.


Se a Terapia Sexual for a mais indicada, é apresentado um plano de tratamento com sessões períodicas, com duração de aproximadamente 45 minutos/cada.


Sempre que possível, e caso exista uma relação, é sugerido que o/a parceiro/a compareça na sessão inicial e/ou seguintes.

Consequências mais comuns

# 1
Pode contribuir para problemas relacionais

#2
Pode contribuir para dificuldades no interesse/excitação sexual.

# 3
Está frequentemente associado a mal-estar psicológico em um ou ambos os parceiros.

# 4
Alguns parceiros sexuais podem referir que se sentem menos competentes/atraentes sexualmente porque o seu parceiro não tem orgasmo.

A característica essencial da Perturbação do Orgasmo Feminino consiste num atraso, ou ausência persistente ou recorrente de orgasmo, após uma fase normal de excitação sexual. Esta dificuldade deve provocar acentuado mal estar ou dificuldade interpessoal.


As mulheres apresentam uma ampla variabilidade no tipo ou intensidade da estimulação que leva ao orgasmo.


São comuns as situações em que a dificuldade de atingir o orgasmo está associada a problemas de interação, ou seja, a estimulação do parceiro sexual não é a mais adequada ou é insuficiente.


Algumas mulheres apesar de não alcançarem o orgasmo têm Desejo, Excitação e Satisfação Sexual.


Algumas mulheres com esta dificuldade poderão julgar a sua experiência sexual com desilusão e amargura, enquanto outras sentem que isso não as condiciona. Esta perturbação pode afetar a imagem corporal, a auto estima ou a satisfação com o relacionamento.


Muitas mulheres aumentam a sua capacidade de orgasmo à medida que experimentam uma maior variedade de estimulações e adquirem maior conhecimento do seu próprio corpo, pelo que a capacidade de orgasmo nas mulheres tende a aumentar com a experiência sexual. Assim sendo esta dificuldade pode ser mais prevalecente nas mulheres mais jovens.


Logo que a mulher aprende a atingir o orgasmo, não é comum perder essa capacidade, exceto se se estabelecer uma comunicação sexual pobre, um conflito relacional, uma experiência traumática (ex: abuso sexual), uma perturbação no desejo sexual e na excitação.

Solicitar Informações

Para mais informações sobre as consultas de sexologia, não hesite em contactar-me.

Agendar Consulta

Identifica-se com esta situação?  Esta condição causa-lhe mal-estar?

Procure ajuda!

Subscrever Newsletter

Subscreva para receber noticias minhas

Erro,por favor tente mais tarde.

Obrigado por subscrever!

FUNDO BRANCO.png
Home3.jpg
Fernando 3-4.png

Comece já 
a melhorar a sua vida 

Agende uma consulta e consiga o suporte e a ajuda para voltar a uma vida harmoniosa e saudável